A Amazônia


A Amazônia Continental é composta por nove (9) Países, a saber: Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Brasil (9 Países); já a Amazônia Legal (brasileira), é composta de 9 estados, sendo: Roraima, Acre, Amazonas, Amapá, Oeste do Maranhão, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia. 

O Amazonas, sendo o maior Estado da Amazônia (área de 1.570.000 Km²), é também, o de maior área de Floresta Tropical preservada do Planeta, ou seja: 97% de Floresta virgem, conhecida também como Hiléia (do grego “Zona de Selvas”). O Amazonas detém a maior Bacia Hidrográfica da Terra, cerca de 6,86 milhões de Km², drenando 25% da superfície da América do Sul em seis Países, são mais de mil rios e tributários que, se unidos uns aos outros, corresponderiam a mais de duas vezes a circunferência da Terra. 
A Capital do Amazonas, Manaus, é banhada pelo imponente Rio Negro que nasce na Colômbia (Orinoco), e é represado pelo Rio Amazonas, a cerca de 15 Km abaixo de Manaus. Rio com águas escuras, por razão de decomposições, segmentos,plantas, folhas; tem um solo que contem ácidos Húmico e Tânico (Ph 4/4.3), razão de não haver proliferação de mosquitos. O Rio Negro tem cerca de 2.250 Km de extensão e é constituído de 80% de pedras, rochas sedimentares e montanhas, a partir do baixo/médio para o alto Rio Negro. Também contando com minerais que estão catalogados como, ouro, potássio, manganês, ferro, nióbio e cilício, O Rio Negro não chega a ter 800 espécies de peixes, os quais se movimentam por eco-locução, pelo fato de enxergarem muito pouco (10%), por causa da escuridão das águas.